UM POUCO SOBRE MANAUS
MUITO MAIS SOBRE MANAUS, AQUI!
Manaus, capital do estado do Amazonas e principal centro financeiro, corporativo e industrial da Região Norte do Brasil, é a cidade mais populosa do Amazonas e de toda a Amazônia, com mais de 2,1 milhões de habitantes e um dos maiores destinos turísticos no Brasil. Localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, Manaus é a cidade mais influente da Amazônia Ocidental, exercendo um impacto significativo sobre o comércio, educação, finanças, indústria, mídia, pesquisas, poder militar, tecnologia e entretenimento de toda a região.
Manaus abriga a sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, sendo o mais importante centro de estudos científicos da região amazônica e de assuntos internacionais de sustentabilidade. A cidade está localizada mais precisamente na confluência dos rios Negro e Solimões e tem como seu maior símbolo cultural o Teatro Amazonas, considerado Patrimônio Histórico Nacional.
Fundada em 1669 pelos portugueses com o forte de São José do Rio Negro, foi elevada à vila em 1832 com o nome de Manaos, em homenagem à nação indígena dos manaós, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual. Manaus ficou conhecida no começo do século XX como a Paris dos Trópicos, devido a sua intensa modernização durante a período áurea da borracha, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de algumas partes do mundo, sobretudo franceses. Nessa época foi batizada como Coração da Amazônia e Cidade da Floresta. A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência regional e nacional, seja no ponto de vista ambiental, cultural ou econômico.
Conta com importantes monumentos, museus, parques, praias, institutos de pesquisas e teatros, como o Teatro Amazonas, o Monumento à Abertura dos Portos, o Centro de Biotecnologia da Amazônia, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, o Parque Municipal do Mindu, o Jardim Botânico de Manaus, a Praia da Ponta Negra e eventos de grande repercussão, como o Festival Amazonas de Ópera e o Amazonas Film Festival.
Manaus é a 7ª cidade mais populosa do país e sua região metropolitana, com cerca de 2,6 milhões de habitantes, é a 11ª mais populosa do Brasil. A cidade possui um caráter cosmopolita, atraindo imigrantes e turistas de diversas nacionalidades. Segundo levantamento anual feito por uma das maiores empresas de consultoria do mundo, a Mercer, a capital amazonense aparece como a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil e a 127ª no mundo.
(Fonte: Wikipedia)
A confluência entre as águas escuras do Rio Negro e as águas barrentas do Rio Solimões cria um dos fenômenos naturais mais surpreendentes da região amazônica. Chama-se Encontro das Águas, onde os dois rios correm lado a lado por quilômetros, sem se misturarem.

Uma das principais atrações turísticas de Manaus, o fenômeno ocorre devido a uma diferença de temperatura, densidade e velocidade dos rios: o rio Negro percorre aproximadamente 2 km/h a 28° C, enquanto o rio Solimões percorre de 4 a 6 km/h e 22 ° C.
Capital do estado do Amazonas, a lendária metrópole oferece como destaque cultural o Teatro Amazonas; magnífica e famosa casa de ópera. Concluído em 1896, testemunha do período florescente da região, no século XIX, quando o Brasil dominava o comércio mundial de borracha. Ainda hoje, a Ópera abriga shows nacionais e internacionais. Também está aberta para passeios turísticos. Não perca a visita a este impressionante edifício!
(Fonte: www.brazil-insider.com)